A hora da verdade se aproxima para os brasileiros que disputam a Copa Sul-Americana. Nessa semana, os seis times nacionais entrarão em campo para definir os classificados para as quartas-de-final. Ao menos dois representantes já estão garantidos, já que a Ponte Preta enfrenta o Sport e o Flamengo joga contra a Chapecoense. O Corinthians vai até a Argentina encarar o Racing, e na altitude de Quito o Fluminense ficará frente a frente com a LDU.
PONTE PRETA X SPORT
Abrindo os trabalhos na quarta-feira (20), às 19:15 (horário de Brasília), a Ponte Preta recebe o Sport no Moisés Lucarelli precisando vencer por pelo menos dois gols de diferença. O jogo de ida terminou 3×1 para os pernambucanos, que foram superiores durante os noventa minutos. Ronaldo Alves e Rithely marcaram ainda no primeiro tempo, e o goleiro Magrão não precisou fazer nenhuma defesa. A etapa complementar seguiu na mesma toada, e depois de inúmeros gols perdidos, André marcou mais um. O resultado praticamente garantia o Leão na próxima fase, mas a defesa cochilou nos minutos finais, e permitiu que Felipe Saraiva fizesse o gol de honra da Macaca.
O treinador Gilson Kleina perdeu o emprego depois que seu time venceu apenas um dos nove últimos jogos disputados. A Ponte, portanto, encontra-se sem comandante. O auxiliar João Brigatti assumirá interinamente a equipe. Com um confronto direto na luta contra o rebaixamento, diante da Chapecoense, marcado para o final de semana, o time campineiro deve poupar jogadores.
FLAMENGO X CHAPECOENSE
No mesmo horário do jogo de Campinas, Flamengo e Chapecoense também se enfrentam na Ilha do Urubu. Como o jogo de ida, na Arena Condá, terminou 0x0, quem vencer na quarta-feira ficará com a vaga. Qualquer empate com gols classificará a Chapecoense.
Os catarineses foram superiores durante a maior parte do tempo no primeiro jogo. Escalado com um time misto, o Flamengo pouco ameaçou o gol de Jandrei. A etapa inicial foi de muito estudo, jogo concentrado no meio de campo, e poucas emoções. Os times voltaram mais animados para o segundo tempo, a Chapecoense se soltou, foi ao ataque, e cedeu espaços, que não foram aproveitados pelos flamenguistas. Diego Alves fez duas grandes defesas, e Reinaldo desperdiçou a melhor chance do jogo.
O técnico Reinaldo Rueda ainda não definiu a escalação rubro-negra. O goleiro Muralha jogou no domingo para recuperar a confiança, e pode ganhar uma nova chance. A Chapecoense vem de uma vitória contra o Grêmio pelo Brasileirão, e chegará embalada.
RACING X CORINTHIANS
Depois de voltar a vencer no último final de semana pelo Brasileirão, e de quebra ver sua vantagem na liderança subir para dez pontos, o Corinthians chega para o duelo do Avellaneda menos pressionado do que no jogo de ida. A partida do Itaquerão terminou 1×1, e os paulistas agora precisam vencer ou empatar marcando ao menos dois gols.
O Timão poderia ter conseguido um resultado melhor jogando em casa. Como já era esperado, o Racing começou tentando segurar o jogo, mas com um bom toque de bola a equipe de Fábio Carille conseguia se impor. O gol saiu aos vinte e nove minutos, através de Maycon. Inexplicavelmente, a equipe corintiana se retraiu na etapa complentar, e os argentinos passaram a gostar do jogo. Após quatro chutes que levaram perigo, o gol de empate era questão de tempo, e aconteceu aos vinte e nove minutos, com Triverio.
Um dos jogadores mais importantes do elenco, Guilherme Arana, voltou a sentir dores na partida contra o Vasco e não vai à Argentina. Rodriguinho também se lesionou e é dúvida. Marciel e Gabriel voltam ao time.
LDU X FLUMINENSE
Na quinta-feira (21), às 19:15, o Fluminense fará um jogo de alto risco contra a LDU na altitude de Quito. A vitória por 1×0 na partida do Maracanã não foi suficiente para dar tranquilidade aos cariocas. O Tricolor abusou dos gols perdidos, e mesmo encurralando os equatorianos durante os noventa minutos, só conseguiu marcar uma vez, com Gustavo Scarpa, em cobrança de falta. O único destaque da LDU foi o goleiro Nazareno, que resistiu bravamente às investidas de Henrique Dourado.
E por falar no Ceifador, o artilheiro do time na temporada levou o terceiro cartão amarelo e não poderá participar do jogo. O Fluzão não vive um grande momento, tem apenas 33% de aproveitamento no returno do Brasileirão, e vem de derrota para o Atlético Paranaense. O histórico jogando em Quito também não é bom. Nenhum torcedor se esquece das duas goleadas sofridas para a LDU, por 4×2 e 5×1, em 2008 e 2009.
Por Futebol do Interior