Uma bola, um campo, duas traves e dois times em busca do gol. Dentro dessa descrição básica de um jogo de futebol, é possível enquadrar inúmeras possibilidades. Afinal, existe alguma regra que impeça a bola de estar pegando fogo durante a partida? Há limites para a quantidade de lama ou de água no campo? E se os jogadores forem substituídos por carros? Conheça a seguir algumas das peladas mais extremas já jogadas ao redor do planeta:
1. “Pelada no inferno”
“O jogo está pegando fogo”. “Quando acaba a luz na quadra”. “Botafogo em campo”. Estas foram algumas das piadas dos internautas brasileiros para este vídeo que viralizou recentemente. Na verdade, são estudantes da Indonésia jogando Sepak Bola Api, modalidade que usa uma bola de coco banhada com querosene. É tradição por lá fazer isso quando chega o mês do Ramadã.
2. Futebolha
Ao lado do futebol de sabão das festas infantis, é a modalidade nonsense mais popular do mundo. No Brasil, já apareceu em programas de TV, há empresas que oferecem e promovem o futebolha pelo país e quem quiser pode até comprar a sua própria bolha em lojas especializadas. O jogo foi inventado na Noruega e se popularizou mundialmente graças aos seus vídeos engraçados. Até os jogadores da Roma entraram na brincadeira…
3. Futebêbado
Também na Noruega, nasceu esta modalidade que, por incrível que pareça, tem regras muito bem estabelecidas. Depois que alguém balança as redes, vai direto para o bafômetro, e o gol só vale se ele estiver com pelo menos um grama de álcool por litro de sangue. Para chegar a essa quantidade, é preciso beber muito – antes e durante a partida. O desafio foi promovido pelo youtuber norueguês Humornieu e reuniu alguns lances bem engraçados.
4. Calcio Storico Fiorentino

EFE
É tradição do mês de junho na cidade de Florença, na Itália. A bola usada é a mesma do futebol, mas as regras parecem mais com as do rúgbi. Ou melhor: não há regras. Não há faltas. Vira uma mistura de MMA com rúgbi. Para participar, é preciso ter mais de 40 anos e a ficha criminal limpa – uma forma de tentar evitar que a pancadaria se estenda para além da arena. E o prêmio ao vencedor é uma novilha de raça. Parece bem plausível para quem se matava por uma garrafa de refri no futebol da rua.
5. Royal Shrovetide Football

Gareth Copley/Getty Images
Outro tipo de futebol com origens medievais é praticado na cidade de Ashbourne, na Inglaterra, e mobiliza todos os seus nove mil habitantes. Os gols são separados por uma distância de cinco quilômetros. E o jogo é disputado ao longo de dois dias, entre a terça-feira de Carnaval e a quarta-feira de cinzas. Os moradores de um bairro desafiam os do outro, e a cidade inteira vira um grande campo de batalha. Sim, existem algumas regras: é proibido levar a bola em um veículo motorizado, escondê-la em uma mochila ou jogar depois das 10 horas da noite.
6. Futebol de rio

Paul Gilham/Getty Images
Todo ano, no mês de agosto, os habitantes da cidade inglesa de Bourton-on-the-Water se reúnem nas margens do rio Windrush para assistir ao tradicional jogo de futebol que acontece dentro da água. Sim, eles jogam bola no meio do rio, aproveitando que ele é rasinho. Difícil é dominar a bola enquanto ela flutua…
7. Futlama

Visit Finland
O futebol de rio não é o único evento tradicional de futebol bizarro que acontece durante o verão europeu. Na Finlândia, a Copa do Mundo de Futebol na Lama é realizada anualmente desde 1998, e conta com centenas de times participantes. Os pântanos de Hyrynsalmi, no norte do país, recebem praticantes de todo continente em busca de diversão no meio da sujeira.
8. Flipball
Foi assim que o esquiador suíço Fabian Bösch batizou este esporte inventado por ele, em que os praticantes trocam passes fazendo acrobacias com uma bola de exercícios. Você encararia?
9. Futebol de carros
O esporte perfeito para quem ama tanto automobilismo quanto futebol. A bola tem 2,5 metros de diâmetro. Os jogadores são carros. E os goleiros são escavadeiras. Trata-se do Annual Fastracs Auto Soccer Game, realizado em Red Hook, na região metropolitana de Nova York.
10. Futebol de ladeira
Prepare o seu norueguês para assistir a este programa esportivo da Noruega apresentando aos telespectadores uma modalidade absurda de futebol praticada por lá. Não é preciso entender nenhuma palavra, as imagens falam por si só.
11. Futebol de elefantes
Aqui, um jogo bem normal. Disputado em um gramado plano, com uma bola de futebol normal, traves normais, torcida normal, um narrador normal… Para não ficar assim tão normal, os nepaleses decidiram jogar montados em elefantes. Parece uma boa ideia para quem não está afim de correr – o problema é cair lá de cima. Este jogo terminou empatado e foi para a decisão por pênaltis. Vale a pena assistir até o final para conferir a surpreendente técnica dos elefantes na hora dos chutes. Marque seus amigos perebas que não conseguem chutar uma bola assim!
Por Uol