O Paris Saint-Germain superou o Manchester City e se tornou o clube com o maior poderio financeiro no futebol mundial. A conclusão é da Soccerex, organização especializada na avaliação de negócios do futebol.
O Soccerex Football Finance 100, relatório anual da organização, teve sua nova versão divulgada em fevereiro de 2020. Nesta edição, considerou os balanços relativos à temporada 2017/2018, mais recente ano financeiro global disponível no mercado, e outras fontes oficiais, como valores de transferências, relatórios da Uefa e publicações da imprensa especializada.
O período analisado é justamente a primeira temporada de Neymar, contratado junto ao Barcelona, no PSG. Na temporada em questão, o time francês atingiu pontuação de 5,318 no índice da Soccerex, que considera cinco variáveis de receitas: ativos de jogo (jogadores); ativos tangíveis e dinheiro (estádios, centros de treinamento e outras propriedades do clube); dinheiro no banco; investimento potencial do proprietário; e dívida líquida.
O Manchester City, que havia liderado as três edições anteriores do relatório, somou pontuação 5,197 e ficou com o segundo lugar. A virada, segundo a análise da Soccerex, foi fruto de um nível aprimorado de gestão financeira, que permitiu à equipe francesa aumentar a quantidade de dinheiro em caixa — graças, entre outras coisas, à venda de jogadores — e reduzir suas dívidas.
Confira as dez primeiras colocações da lista, segundo a Soccerex:
- Paris Saint-Germain (FRA): 5,318
- Manchester City (ING): 5,197
- Bayern de Munique (ALE): 3,888
- Tottenham (ING): 3,441
- Real Madrid (ESP): 3,336
- Arsenal (ING): 3,150
- Chelsea (ING): 2,893
- Liverpool (ING): 2,616
- Juventus (ITA): 2,195
- Borussia Dortmund (ALE): 2,154
Por Uol