Em menos de cinco anos à frente do Manchester City, Pep Guardiola ganhou nada menos do que nove taças. A Copa da Liga Inglesa, que faturou neste domingo com a vitória (1 a 0, gol de Laporte) sobre o Tottenham, em Wembley, significou o quarto título seguido do certame pelo clube.
Mas não é só. Com o catalão, os Citizens também ganharam duas vezes o campeonato inglês, a Premier League; uma Copa da Inglaterra, a FA Cup; além de duas Community Shield, a Supercopa do país. São muitos troféus para um clube acostumado a longos jejuns, descensos e fases ruins.
Claro que o pesadíssimo investimento feito pelos Emirados Árabes no time inglês tem imenso e fundamental peso nessa fase. Sem esse aporte, obviamente Guardiola e tantos profissionais a serviço do City não estariam trabalhando no clube azul da cidade de Manchester.
Mas nem por isso os feitos de Guardiola devem ser minimizados. São conquistas seguidas desde sua segunda temporada na Inglaterra. A elas deve se somar mais um campeonato inglês, já que o time lidera com folga. E (quem sabe?) segue viva a possibilidade de título europeu.
Dinheiro não é tudo, mas faz a maior parte do serviço. Contudo, o acabamento só é bom, compatível com o investimento, quando capitaneado por alguém capaz de levar o time às conquistas. Alguém como Pep Guardiola, que apesar de tudo, vira e mexe é questionado quanto à sua genialidade.
Por Mauro Cezar Pereira (UolEsporte.com)