maisesporte.net

É saúde!

Dos principais candidatos ao título da Copa do Brasil, o Flamengo, teoricamente, foi o maior beneficiado no sorteio para as quartas-de-final. Não só por ter como primeiro adversário o Grêmio, que atravessa péssima fase (é o penúltimo colocado do Brasileiro), como pelo chaveamento, que o colocou no caminho do vencedor do confronto entre Santos e Athletico Paranaense, escapando de São Paulo e Atlético Mineiro, que ficaram do outro lado da chave, com o Fortaleza e o Fluminense.

É evidente que duelos de mata-mata sempre podem surpreender e a história da Copa do Brasil está cheia de exemplos, inclusive com o próprio Flamengo perdendo o título de 2004 para o modesto Santo André, em pleno Maracanã. Mas pelo que os oito finalistas estão jogando, no momento, somente os times de Cuca e de Hernan Crespo parecem capazes de oferecer real resistência ao futebol envolvente da turma de Renato Gaúcho.

O duelo entre Portaluppi e Luiz Felipe Scolari, porém, tem algumas nuances interessantes. São dois dos mais vitoriosos treinadores do Grêmio e Felipão é reconhecidamente um técnico “copeiro”. Chegou a ganhar a Copa do Brasil com o Palmeiras no mesmo ano (2012) em que o Verdão foi rebaixado (ele acabou demitido antes do final do Brasileiro). Como as primeiras partidas das quartas de final só serão realizados daqui a três semanas, pode ser que Scolari já tenha melhorado bastante sua equipe. A conferir.

Do outro lado da chave, acho São Paulo e Atlético Mineiro bem favoritos. Apesar da boa campanha do Fortaleza no Brasileiro, não creio que elimine os campeões paulistas. E o duelo da equipe de Cuca contra a de Roger Machado me parece o mais previsível desta fase. Vem jogando muito mal o Fluminense, ainda que tenha conseguido alguns bons resultados, que o levaram as quartas da Copa do Brasil e da Libertadores. Não vejo, porém, chances reais de o tricolor carioca eliminar o time de Hulk e Nacho Fernandez. Se acontecer, será uma grande zebra.

Santos e Athletico Paranaense devem fazer jogos equilibrados. Mas vejo leve favoritismo para o time do português Antônio Oliveira, ex-auxiliar de Jesualdo, na Vila Belmiro. Está mais bem armado e, mesmo sem estrelas, vem jogando um futebol redondinho e mais regular do que o praticado pela turma de Fernando Diniz.

Meu palpite para a grande final da Copa do Brasil? Flamengo x Atlético Mineiro. E eles têm chance de repetir o duelo também na final da Libertadores…

por, Renato Mauricio Prado
 

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.