Domingo de festa no cenário amador futebolístico em Vitória da Conquista. Assim, foi o dia da final da LCDT 2019.
No campo do Edvaldo Flores o público foi chegando timidamente para acompanhar uma grande final de campeonato, mesmo com todos os ingredientes polêmicos que sacudiu o decorrer da competição.
Nos vestiários, os gritos de incentivo ecoou em todo o estádio Edvaldo Flores. As duas equipes mostraram que vontade não iria faltar para conquistar o título.
Surpreendentemente, muita mídia de TV, rádio e blogs compareceu em peso para cobrir a grande final.
Depois da execução do hino nacional brasileiro, a bola rolou para a decisão.
Apesar das duas equipes entrarem em campo com o desejo de demonstrar um grande futebol, o inicio do jogo prevaleceu a forte marcação, deixando o jogo muito truncado.
O Biriguidy buscou um esquema de muita marcação no sistema de meio campo para neutralizar as investidas do Jurema.
Por sua vez, o Jurema tentou marcar forte a saída de bola do Biriguidy para forçar um possível erro do adversário.
Aos 11, uma disputa dura de bola envolvendo Bruno Gago do Biriga e Filipão do Jurema, parou o jogo por alguns minutos.
As equipes estavam muito compactada, sem permitir muitas chances de gols.
Aos 23, o árbitro Sérgio Pereira parou o jogo para os atletas hidratarem, devido ao clima quente.
Goool do Jurema!
Aos 26, Rafael Chokito, despretensiosamente e sem ângulo, chutou a bola na direção do gol, o goleiro Dilton falhou. Rafael saiu para a galera, tirou a camisa e de brinde ainda levou cartão amarelo. Biriguidy 0 x 1 Jurema.
Aos 36, Kel lançou na área e Léo Branco mesmo desequilibrado, conseguiu testar a bola para fora.
O juiz finalizou a primeira etapa com com o Jurema com vantagem no placar por 1×0.
Na volta para a segunda etapa, o Biriguidy precisou de apenas um minuto para empatar partida.
Bruno Raquel foi no fundo, cruzou na medida, para de cabeça, Pintinha empatar o jogo. Devido a ter vencido o primeiro confronto da decisão, mantendo o empate, seria o resultado necessário para o Biriguidy se consagrar campeão da LCDT 2019.
A equipe do Biriguidy melhorou muito depois da entrada do atleta Andinho que deu uma grande mobilidade ao setor de criação.
O Jurema passou a arriscar muito mais depois que sofreu o gol de empate, afinal somente a vitória interessava a equipe.
Aelio, técnico do Jurema, mudou alguns atletas. Promoveu as entradas de Marco Aurélio, Adailson e Caíque para ver se o gol da vitória ficava mais próximo de acontecer.
De contra partida, Roberto, o técnico do Biriguidy, passou a promover as entradas de atletas com características de marcação.
Marco Aurélio perdeu uma oportunidade de gol dentro da pequena área. A bola passou rente a trave de Dilton.
A partida foi caminhando para o final e o resultado de 1 a 1 direcionava o título para a equipe do Biriguidy de campeão da LCDT 2019.
O árbitro da partida, Sérgio Pereira deu cinco minutos de acréscimos e a torcida do Biriguidy timidamente começou a entoar o grito de “É Campeão!” no estádio Edvaldo Flores.
Mas para “matar” a torcida do Biriguidy do coração, no último lance da partida, o atacante Buba do Jurema por pouco não colocou a partida nas disputas de penalidades máxima. Após um chute forte no canto, o goleiro Dilton de vilão passou a herói e fez uma grande defesa.
Sem tempo pra mais nada, o árbitro Sérgio Pereira apitou o final da partida e a equipe do Biriguidy se consagrou campeão da LCDT 2019.