Está sendo executado em Vitória da Conquista um grande projeto voltado para a prática esportiva e por tabela melhorar a qualidade de vida. Quem está a frente do projeto é Danilo Santos. Atleta profissional de futebol que é filho da terra.
O maiseporte.net visitou o centro de treinamento onde está sendo realizado o projeto DS Específico e fez uma entrevista com o idealizador da ação esportiva.
Danilo, quais os principias feitos que você conseguiu na sua carreira como atleta profissional?
– Primeira vez que o Figueirense classificou para uma competição internacional foi a Sul Americana em 2003. Eu fiz parte daquele elenco. O Título da segunda divisão do Campeonato Baiano pelo Ecpp Vitória da Conquista em 2006 e fui vice-artilheiro do Brasileiro da Série C em 2007, com 18 gols. O artilheiro naquele campeonato foi Tulio Maravilha com 27 gols.
Como descobriu que levava jeito para o futebol?
– Meu pai sempre me levava nos campinhos para jogar futebol. Eu fui pegando gosto, fui me adaptando a uma determinada posição e fui gostando. Comecei no Ademário Pinheiro. Depois no Edvaldo Flores na escolinha de Piolho e Elias. Dali foi que a carreira deu sequencia e graças a Deus consegui me tornar um atleta profissional.
Quem foi a pessoa que descobriu o seu talento?
– Foi meu pai. Meu maior incentivador. Uma pessoa que nos momentos mais difícil da minha vida sempre esteve ao meu lado e está até hoje.
Existiram outras pessoas que acreditaram no seu potencial no inicio da carreira?
– Sim. O meu tio Brás foi quem no inicio me deu muita força. Depois veio meu tio Elias e Piolho. Eles tinham uma escolinha, aqui, no Ademário.
Como você virou atleta profissional?
– Jogando na Escolinha de Piolho. A gente debatia muito, aqui, nos treinos e discutia muito, também. Através dessas discussões, eu vi que eu tinha muito sangue na veia para ser um atleta profissional. Com a oportunidade que Piolho nos deu de ter ido fazer um teste na equipe do Vitória, foi onde tudo começou. Nos testes eu vi que realmente era aquilo que eu queria para a minha vida.
Conta uma curiosidade da sua carreira.
– Eu tinha uma curiosidade, uma vontade muito grande de jogar fora do país. Graças a Deus fui agraciado jogando em outros países como a Coreia do Sul e Malta. Graças Deus eu consegui.
Qual a visão de Danilo sobre a prática do esporte?
– Abaixo de Deus, na minha visão, o esporte é tudo. Independente da modalidade e da área que você pratica o esporte. Você precisa se exercitar, porque hoje em dia se você não tem saúde você não tem nada. Então, para mim, a área do esporte é fundamental para sequencia da humanidade.
Qual é o projeto que está sendo executado em Vitória da Conquista?
– Fiquei um tempo aqui em Conquista por questões contratuais. Decidi, juntamente com alguns amigos, aplicar os treinamentos que pratiquei durante toda minha carreira em pessoas que tivesse interesse de ter um bom condicionamento físico.
A gente iniciou o projeto aqui no Edvlado Flores com apoio da Prefeitura que cedeu o espaço. As primeiras pessoas que apareceram eram da escolinha e outras pessoas vieram buscar qualidade de vida. Esse é o projeto que está em execução.
Como surgiu a ideia de iniciar o projeto?
– Eu tenho uma caixa de areia em minha casa. Sempre convidava alguns amigos para treinar comigo. Eles se sentiam bem. Só que foi chegando um determinado momento que passou do limite de pessoas que a caixa de areia suportava. Nós tivemos que buscar um espaço maior. A ideia surgiu na minha casa e graças a Deus e ao apoio da prefeitura, em ter cedido o espaço, temos conseguido melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas.
Qual a meta a curto, médio e longo prazo do projeto?
– A curto prazo, como a gente tem a dificuldade do espaço, é tentar implantar, juntamente com a prefeitura, uma oportunidade para essas pessoas que estão praticamente sedentárias. É tentar atrair essas pessoas para terem qualidade de vida e terem saúde.
A longo prazo, também, dependendo da boa vontade da prefeitura, tentar fazer uma academia de futebol. Algo que vai abranger várias áreas, não só o futebol. A gente tinha que iniciar com alguma modalidade. Para inicio do projeto foi escolhido o futebol.
Apesar de ter passado por várias cidades, por que escolheu Vitória da Conquista?
– Minha cidade natal. Foi daqui que eu sair. É aqui que eu tenho os meus melhores amigos. Amigos de infância. Apesar de ter saído muito novo, já são dezesseis anos nessa estrada. Mas graças a Deus não perdi o contato, diferente de alguns colegas que perdem o contato com a cidade natal.
Muitos atletas acabam casando com mulheres de outros estados e suas vidas tem que ser divida entre várias localidades. Eu optei, e agradeço a Deus, por ter minha esposa que é daqui. Além disso, Conquista é uma praça, é uma área que tem muito a oferecer. Tem muitas crianças, tem muitos jovens e adultos que estão precisando de um trabalho diferente na prática esportiva. É isso que a gente está tentando oferecer.
Quais os benefícios do projeto?
– Saúde! Acho que muitas vezes a pessoa é obrigada a fazer um esporte ou praticar uma atividade física que não quer. Cada um tem uma área. Tem pessoas que gostam da natação, outras do vôlei, do futsal, do handebol, voleibol… O pessoal do futebol que apostou no nosso projeto tem gostado do trabalho, tem entendido a ideia. A gente tem buscado conhecimentos novos. Viajamos a cada três meses buscando conhecimentos nos clubes por onde passei, com os amigos que conheço, para poder está trazendo sempre algo novo para o pessoal não cair na rotina e melhorar o rendimento.
Qual a mensagem que Danilo deixa sobre o Esporte?
– O esporte é tudo! Como falei no inicio da entrevista, se você busca uma qualidade de vida, você não pode ficar em casa deitado numa cama esperando as coisas acontecerem.
Temos, aqui, o exemplo de Luciano. Um rapaz amputado que toda manhã acorda as 5h30 querendo buscar qualidade de vida.
Isso deve servir de motivação primeiramente para cada um buscar o seu bem estar, sua satisfação e depois olhar o companheiro que tem uma deficiência, que é um pouco de dificuldade física, mas que nem por isso fica em casa esperando as coisas acontecerem ou ficam tristes.
Então, quem tiver oportunidade de praticar esporte, independente da modalidade, pode praticar que isso é qualidade de vida e vai trazer completa satisfação.
O tema agora é livre, Danilo. Manda no gol!
– No momento atual que nós passamos por tanta incerteza e de tanta insegurança, acho que a primeira coisa que devemos nos agarrar é em Deus. Deus é o criador de todas as coisas. Ele que nos fortalece nos momentos mais difíceis das nossas vidas.
Segundo, olhar bastante para a nossa família. Ter um cuidado especial com a mãe, com o pai, com a esposa, com o filho. Enfim… Uma família no geral. Por que abaixo de Deus, nos momentos mais difíceis, é a família que nos ampara, é a família que nos sustenta.
A terceira é praticar o esporte. Praticar saúde. Buscar qualidade de vida. Com certeza, quem busca qualidade de vida, agora, não vai sofrer no futuro.
________________________________________________________
O maisesporte.net agradece toda cordialidade oferecida por Danilo Santos e torce para que o seu projeto esportivo tenha sucesso e vida longa.
________________________________________________________
DADOS PESSOAIS:
Nome: Danilo Meira Santos
Data de nascimento: 12/11/1983
País de nascimento: Brasil
Nacionalidade: Brasileira
Naturalidade: Vitória da Conquista (BA)
Pé preferencial: Destro
Altura: 173 cm
Peso: 65 kg
Posição: Atacante (Centroavante) / Atacante (Ponta Direita)
Situação: Em atividade
FOTOS DO TREINAMENTO