maisesporte.net

É saúde!

 

Os meses que precedem a Copa do Mundo têm dois lados opostos para os convocáveis: uma sequência de boas atuações pode garantir uma vaga no torneio, mas uma lesão de última hora pode significar o fim do sonho. A segunda opção amedronta pelo menos 11 destaques do futebol mundial, que correm risco de ficar longe da Rússia ou já foram confirmados como desfalques. Daniel Alves entra nesta lista após ter lesionado o joelho na última terça-feira (8).

As 32 seleções que estarão no Mundial têm até segunda-feira (14) para enviar à Fifa uma lista prévia com 35 nomes, de modo que os próximos dias serão bastante movimentados neste sentido. Desta primeira lista cada país selecionará os 23 convocados até 4 de junho, dez dias antes da abertura da Copa do Mundo. Seguindo o protocolo, qualquer um dos 35 iniciais pode ser substituído caso sofra lesão no período anterior à convocação final.

Já estão para fora


Lars Stindl, Alemanha

O atacante de 29 anos foi artilheiro da Copa das Confederações de 2017 (três gols), mas vai perder a Copa do Mundo devido a uma lesão grave no tornozelo. Ele se machucou durante o empate entre o seu time, Borussia Moenchengladbach, e o Schalke 04, no último dia 28. Stindl vinha sendo convocado com frequência por Joachim Löw, e inclusive enfrentou a seleção brasileira por alguns minutos no amistoso disputado em março.

Koscielny, França

O zagueiro do Arsenal precisou operar o tendão de Aquiles após sofrer lesão no local, na última quinta-feira (3), por isso desfalca a França na Copa. E sua ausência pode ser o principal problema para o técnico Didier Deschamps: de acordo com o site Opta, especializado em estatísticas, a média de gols sofrida pelos franceses mais do que dobra quando Koscielny não joga (de 0,7 por jogo pula para 1,5 por jogo).

Ox-Chamberlain, Inglaterra

O meia fez boa temporada e substituiu Coutinho com primazia no Liverpool, mas rompeu o ligamento do joelho no último dia 24, na semifinal da Liga dos Campeões. O inglês de 24 anos jogou cinco partidas das Eliminatórias e se disse “devastado” com a ausência na Copa do Mundo dois anos após ter perdido a Eurocopa, também por lesão.

Joe Gomez, Inglaterra

Outro inglês do Liverpool que também não vai à Copa do Mundo. O lateral tem de passar por cirurgia no tornozelo para tratar lesão que o incomoda desde março. Ele se machucou durante amistoso da seleção inglesa com a Holanda, chegou a voltar a campo em abril, mas sentiu dores de novo uma semana após o retorno. Gomez é titular da Inglaterra sub-21 e figurou em convocações do time principal para as Eliminatórias.

Kokorin, Rússia

Melhor jogador russo e principal esperança de gols da seleção anfitriã, o atacante de 27 anos rompeu o ligamento cruzado do joelho direito. A lesão sofrida em março o obriga a passar por cirurgia e o tira dos gramados por seis meses. Nesta temporada Kokorin foi titular quatro vezes pela Rússia, que passa a apostar na dupla Smolov e Miranchuk.

Correm contra o tempo

Daniel Alves, Brasil

Titular absoluto de Tite, o lateral foi substituído de jogo do PSG na última terça-feira (8) com dores no joelho direito. Segundo apuração do UOL Esporte, a comissão técnica da seleção brasileira foi informada pelo time francês de que o exame preliminar apontou lesão no ligamento. Se o diagnóstico for confirmado, a participação de Dani Alves na Copa passa a ser improvável.

Filipe Luís, Brasil

Também lateral da seleção brasileira, o jogador do Atlético de Madri ficou 52 dias afastado dos gramados devido a uma fratura na fíbula da perna direita. Ele já passou por recuperação e atuou por 65 minutos no último domingo (6), tendo ainda mais duas partidas para convencer Tite de que está apto a jogar a Copa do Mundo após a lesão.

Neuer, Alemanha

O goleiro campeão do mundo em 2014 ainda não voltou a jogar desde setembro, quando sofreu fratura no pé. Ele retornou aos treinos na última semana e passou a trabalhar parcialmente com os companheiros de Bayern de Munique, mas ainda não tem presença garantida na Copa do Mundo. Se Neuer for desfalque, o técnico Joachim Löw deve promover Ter Stegen.

Boateng, Alemanha

Mais um campeão mundial no Maracanã, o zagueiro do Bayern teve lesão confirmada na coxa esquerda e tem prazo curto para se recuperar. O tempo de fisioterapia pode ser de quatro a seis semanas, período que coincide justamente com o início da Copa do Mundo na Rússia.

Batshuayi, Bélgica

O atacante do Borussia Dortmund lesionou o tornozelo esquerdo no último dia 28 e desde então preocupa a seleção belga. A suspeita inicial era de fratura, mas aos exames seguintes apontaram um problema menos grave; de qualquer forma sua presença na Copa do Mundo segue em xeque. Batshuayi jogou cinco partidas das Eliminatórias e é a alternativa para o titular Lukaku.

Por Uol

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.